moda

WGSN antecipa tendências para 2013-2014

quinta-feira, agosto 16, 2012


O grunge, o gótico, o romântico e o streetstyle. Seja tudo ao mesmo tempo ou um de cada vez, em um futuro bem próximo seu guarda-roupa, provavelmente, vai sofrer forte influência desses estilos. Foi o que antecipou o time mais que competente de pesquisadoras da WGSN nesta sexta-feira, 10 de agosto, em uma palestra para um público de profissionais e interessados em moda, arte, cultura e design sobre as apostas para a temporada outono/inverno 2013-2014, na Casa Natura, em Buenos Aires – um evento paralelo à BAFWeek (a semana de moda portenha).

Depois de muita análise e observação das mais variadas fontes, nos quatro cantos do mundo, as principais referências, que vão tomar as ruas durante as estações mais frias do ano, daqui a 18 meses, foram agrupadas nesses 3 grupos de macro-tendências:
  • ·         o Hack-tivateque incorpora as idéias do “copiar e colar”, do “faça você mesmo”, do “desconstruir para reconstruir”, do artesanal, da personalização e da produção coletiva, com forte influência da tecnologia e da cibernética;
  • ·         o 21st Century Romance, que evoca uma beleza frágil, delicada, teatral, que usa a nostalgia do passado como fonte positiva de inspiração, que busca a neutralidade para enfrentar o excesso de informação do mundo contemporâneo, trazendo o sublime para o dia-a-dia das pessoas por meio de objetos que evocam as mais diversas emoções, com influências do metamodernismo e da espiritualidade;
  • ·         e  o Living Design, uma mescla entre ciência, tecnologia, o animal e o humano (antropomorfismo), comunicando através dos sentidos e expressando um hedonismo democrático, com peças clássicas, porém acessíveis, com personalidade, linhas suaves, arredondadas e com volumes controlados.
Analia citando brasileiros socialmente responsaveis durante a palestra

Agora, fica a pergunta: na prática, dá pra traduzir tudo isso? 

Dá pra, pelo menos, tentar! Metalizados, paetês, calças skinny, saias godê, jaquetas varsitylace blouses, tecidos texturizados e luxuosos ou tecidos leves com elementos pesados, estampas e recortes gráficos, os mais variados tipos de animal prints, cores fortes, brilhantes e vibrantes, além de tons outonais mais intensos, como o verde musgo e o marrom-avermelhado, mas também tons pastéis bem românticos... Ufa!

E então, deu pra pegar o que vamos ver por aí a partir do ano que vem? E disso tudo, o que você acha que vai usar ou que cai bem pra você?

Pra mim, o importante disso tudo é usar e abusar de todas essas referências (com um pouco de bom-senso, óbvio), mas sem medo de errar. Afinal, a moda não deve restringir ou aprisionar, pelo contrário – deve, mesmo, liberar e divertir!

Quer se inspirar mais? Clica aqui e confira os vídeos da WGSN para as tendências 2013-2014.

*Por Clarice Godinho (leitora do blog desde os primordios e pelas coincidencias da vida, veio morar em Buenos Aires, e ficamos amigas!)

 *Sou jornalista e tradutora, por profissão e vocação. Especialista em Marketing Digital e Político, por circunstâncias da vida. Viajante por necessidade. Amante e estudante da moda, porque a vida merece um pouco de beleza. No Twitter, @godinhoclarice. No Instagram, @claricegodinho. 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei estar por aqui fora da zona "comentários" :):):) Bjs e brigada pelo convite!!!

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuulll !!!! Escreve mto essa minha prima!!! Te dedico! Acho que esse é seu caminho: escrever sobre moda!
    beijocas de saudades!!!!

    ResponderExcluir
  3. olhaaaa.. muito bom!!!! Amei!! Parabéns as duas Dani e Dona Clarice.. rsrs! Beijos Van

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Van querida,
      Obrigada!! Se vc se animar, adoraria ter um post seu aqui tbm!!!
      besos

      Excluir

Gostou do post? Foi útil? Sim? Não? Deixe sua mensagem!
Besos de Buenos Aires!
Dani - info@daniregis.com

SUBSCRIBE

Like us on Facebook